quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Você sabia?


Você sabe como era utilizado o pau-brasil explorado no período colonial?

A madeira do pau-brasil era empregada em obras de marcenaria fina, construção naval e em vigas, dada a sua forte resistência à umidade. Além disso, seu lenho de cor avermelhada foi largamente utilizado na fabricação de corantes para tingir roupas.

Você sabe como os cientistas decifraram os hieróglifos?

Os hieróglifos (literalmente, "escritos sagrados") são anteriores a 3000 a. C. Era a escrita egípcia, que combinava pictogramas (desenhos estilizados de animais, plantas e flores) e fonemas (sinais que representam sons). Só puderam ser decifrados no século 19. Em 1804, Napoleão Bonaparte invadiu o Egito e levou consigo uma equipe de cientistas. Entre eles, estava Jean-François Champollion. Na cidade de Roseta, no Egito, foi encontrada uma pedra com inscrições em três línguas - uma delas era o grego. Champollion analisou comparou as línguas para chegar à tradução da Pedra de Roseta. Descobriu, por exemplo, que a escrita egípcia deveria ser lida da esquerda para a direita, mas o contrário era possível também. Desenhos da cabeça de pássaros e animais apontavam para a direção certa que o texto tinha de ser lido.

Você sabe onde foram cunhadas as primeiras moedas?
Segundo o grego Heródoto, pai da história, as primeiras moedas de ouro e de prata foram cunhadas na Lídia, por volta do século VII a.C, berço de uma importante civilização que floresceu na região da atual Turquia. Foi uma grande novidade no Mediterrâneo, logo adotada como forma ideal para o comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário